A mentira é por definição : "afirmar como verdadeiro (o que se sabe ser falso), ou negar (o que se sabe ser verdade), enganar, iludir, falhar, malograr-se."(Dicionário de língua portuguesa da Porto Editora).
E aqui vos escrevo hoje no sentido de explicar o porquê do acima referido estar incompleto.
Hoje é domingo, significa portanto que ontem foi sábado o que significa que foi noite de copos, melhor, foi noite de garrafas (há algo em beber copos que me incomoda então opto pelas garrafas).
E no meu estado de embriaguez profunda é quando melhor reflicto sobre todas as pequenas coisas que me rodeiam.O álcool tem essa particularidade, ou dá para a rambóia ou dá para a nostalgia sendo esta ultima aquilo que nos faz ver de outra maneira coisas que no dia a dia são tão banais.Mostra-nos a verdadeira beleza das coisas (Ás vezes oculta-a também, já tive alguns desfortúnios por esta razão).
Mas não vamos divagar.
Estava portanto eu sentado na bela praia de sta cruz (meu sitio de eleição para a noitada) já batiam umas boas 5:30 da matina e reflectia sobre esta pequena palavra que tantas vidas muda.
Pois bem, a mentira, ou antes a BOA mentira, é além de tudo o que é por definição, uma arte, pode não ser reconhecida assim como tantas outras pequenas artes que só o são no calão, mas é sem dúvida uma arte.Porquê? simples.Para mentir muito bem não é só saber uma boa história, trata-se de conhecer muito bem a pessoa a quem a estamos a contar, de não inventar uma história mas sim pegar em fracções de verdade e inserir pequenas mentiras, nem que seja uma virgula, com uma precisão mais cirúrgica do que um cirurgião, ter SEMPRE negação mais que plausível para se for descoberta e antever todos os cenários a que aquela mentira pode levar.Há que acompanhar com a linguagem gestual e mais importante de tudo, e isto é um pensamento de minha autoria que quero partilhar, algo que me acompanha desde já há muito tempo.Uma mentira é tão verdade quanto nós acreditemos nela.
É uma mentalidade, convencermo-nos de que aquela mentira não é mentira, pode ser uma opinião, pode ser que tenha-mos ouvido mal aquilo que estamos a repetir.Toda a verdade é manipulável.Se nós ouvir-mos uma história e a repetir-mos com uma virgula a mais pode mudar tudo.
Por isto há tão poucos bons mentirosos, porque á que nascer ou ser criado de uma certa forma para se tornar tão calculista como o que descrevo.É algo que se sente.É preciso conhecer bem a língua, ler bem todo o tipo de pessoas e antever em segundos tudo o que poderá advir dali.
Faça bem ou mal, a mentira é algo que todos já fizemos, é algo com que se pode mudar vidas em segundo para melhor ou para pior, quando se sabe fazer tão bem que se torna natural é algo difícil de controlar.
Mas nunca deixará de ser uma arte e será eterna sem dúvida pois com certeza se um dia toda a outra arte acabar, haverão aqueles que diram que ela nunca existiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário